Giovanna Lancellotti nem bem descansou do papel da doce e sonhadora Cecília, da novela Insensato Coração, e já está no ar em Gabriela, na pele da desiludida Lindinalva. Uma jovem filha de comerciantes de Ilhéus, da década de 1920, que depois de perder os pais em um grave acidente, herda as dívidas da família.
Estuprada e abandonada pelo namorado, Lindinalva não tem outro recurso se não se mudar e trabalhar como prostituta no bataclã de Maria Machadão (Ivete Sangalo). Essa mudança drástica na vida da personagem também mexeu com as emoções da jovem atriz, principalmente quando foi fazer as aulas de laboratório e pôde conhecer um pouco da vida das prostitutas. “É muito triste, porque vemos que para muitas delas, se não na maioria, foi a necessidade que as fez cair neste submundo. E eu conheci meninas da minha idade naquela situação. Logo, comparando, isso poderia acontecer com qualquer uma de nós, o que é muito triste, mas me deu subsídios para sentir e passar esta emoção na TV”, comenta.
Mas não é apenas na dose de emoção que a personagem de Giovanna Lancellotti tem se destacado, mas também pelo corpo enxutíssimo (ela aparece com pouca ou nenhuma roupa em várias cenas com os coronéis no bataclã). A atriz mostrou também dedicação no pouco tempo que teve para se preparar para o papel. Afinal, ela tinha relaxado, achando que estivesse de férias da TV, quando recebeu o convite. “Foi uma surpresa maravilhosa!” A seguir, você confere todos os detalhes que fizeram que Giovanna Lancellotti aparecesse com uma silhueta exuberante.
2. A dieta de Giovanna Lancellotti
Compare as medidas da atriz quando ela foi capa da Corpo a Corpo, há um ano e meio atrás |
Em conjunto com a fisioterapia, ela voltou a se consultar com Heloísa Rocha, médica ortomolecular do Spaço Heloísa Rocha (RJ). A especialista disse que o primeiro passo foi identificar as principais falhas na alimentação da atriz, corrigi-las e, principalmente, colocar a morena para se mexer com os exercícios e, assim, conseguir um resultado satisfatório para a atriz em dois meses. “Quando eu engordo, sinto mais o peso acumulado no rosto, nos braços e no bumbum”, lamenta a atriz. “E eu estava disposta a me dedicar ao que fosse possível. Afinal, como sou baixinha (ela mede 1,58 m), qualquer quilo a mais me deixa bochechuda e gordinha”, lembra.
Mas essa aparência ela deixa para os dois meses que antecederam a mudança de hábitos alimentares e de vida, orientados pela médica ortomolecular. “No cardápio, eu procurei evitar leite e derivados, trocando-os pelos de baixa lactose, já que o açúcar do leite é de difícil digestão”, explica Heloísa Rocha. “O mesmo vale para as leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilhas.” A médica também a orientou a eliminar todo o carboidrato e carne vermelha do jantar, ajudando, assim, na perda de peso. “Eu montei para a Giovanna um cardápio com cerca de 1.200 calorias, com uma combinação glicêmica adequada, além de alguns suplementos à base de óleo de cártamo e outros aminoácidos, para que ela tenha um treino mais acelerado e sinta mais facilidade para eliminar essa gordurinha excedente. Também mandei manipular uma fórmula à base de colágeno, gelatina e vitaminas C e E para que ela se habitue, não caia a imunidade nem o ritmo de treino”, explica.
A dieta de Giovanna Lancellotti
Confira o cardápio elaborado por Heloísa Rocha, que ajudou a atriz Giovanna Lancellotti a afinar 4 quilos!
Café da manhã
3 torradas light com 1 col. (sopa) de geleia diet ou azeite,
3 col. (sobremesa) de ricota ou 1 clara de ovo mexida com 3 fatias de blanquet de peru
1 xíc. (chá) de café com leite de baixa lactose
ou
¼ de mamão papaia ou 1 xíc. (chá) com duas frutas picadas (melão, laranja, morango, ameixa, pera)
1 fatia de pão integral light ou 1 pão árabe pequeno, 1 col. (sopa) de geleia diet, 5 fatias de blanquet de peru ou 3 fatias de presunto magro
ou
2 fatias de pão integral light, 1 col. (sopa) de geleia diet ou pasta de soja, 5 fatias de blanquet de peru ou blanquet de frango ou 3 fatias de presunto magro
Lanche da manhã
1 bananada diet (tipo Supino) ou 8 nozes ou 8 castanhas-do-pará ou 1 pera ou 1 pote de iogurte de soja
Almoço
Salada à vontade e legumes no vapor (folhas variadas e mais os seguintes vegetais sem restrição: abobrinha, chuchu, brócoli, couve-flor, quiabo, aspargo, alcachofra, vagem aipo, palmito, pepino, pimentão e cogumelos)
1 porção grande de proteína magra (filé de frango, carne vermelha ou peixe)
2 col. (sopa) de arroz com milho ou cenoura cozidos ou 1 espiga de milho média ou 3 col. (sopa) de abóbora refogada ou 1 pegador de massa ao sugo
Lanche da tarde
3 biscoitos de água e sal ou 1 barra de cereal light ou 4 cookies light
Jantar
Salada de folhas verdes à vontade
Vegetais listados à vontade
1 porção de carne branca (peixe ou frango)
3. O treino de Giovanna
Embora não seja fã de academia, Giovanna Lancellotti sabe da importância que têm os exercícios. “Foi só um pouco de dedicação que o resultado apareceu”, comenta a atriz, que se exercita no máximo cinco vezes por semana. “Eu aproveito a visita ao Spaço Heloísa Rocha e já faço a aula de musculação com o Rafael Lund (seu personal trainer), passo na consulta com a doutora e finalizo com uma sessão de drenagem linfática”, diz a atriz, que dificilmente consegue mais de dois dias de dedicação. “Nos outros três, eu pelo menos faço meia hora de exercícios aeróbicos, que geralmente é a corrida, na Body Tech (RJ).
E como a academia é em frente ao condomínio onde moro, não tenho nem desculpa, não é?”, brinca a atriz. Para Rafael Lund, Giovanna tem a vantagem de ter um ótimo metabolismo, o que facilita na perda de gordura corporal. “Mas o treino é feito em circuito, intercalando os exercícios de força com os aeróbicos, para que ela mantenha a massa magra e queime apenas a gordura”, explica. “Além disso, incluí alguns exercícios funcionais para core, por serem necessários para fortalecer todas as estruturas que fazem parte da articulação do joelho e atenuar o desconforto nessa região por causa de uma lesão anterior e pelo impacto da corrida”, aponta.
Treino em circuito
Abaixo, Rafael Lund exemplifica como é a combinação do treino de musculação com exercícios
aeróbicos feitos pela atriz, duas vezes por semana. Em forma de circuito, ela realiza toda a série duas vezes, para depois finalizar com caminhada e corrida.
- 10 minutos de caminhada, finalizando com corrida
- Abdominal oblíquo
20 repetições
- Abdominal reto
20 repetições
- Elevação de quadril com os pés na bola
12 repetições
- Agachamento lateral (no aparelho Slideboard)
12 repetições
- Cadeira extensora
12 repetições
- Cadeira flexora
12 repetições
- Agachamento no Power Plate
45 segundos
- Barra fechada
12 repetições
- Flexão de braços
12 repetições
- 10 minutos de caminhada, finalizando com corrida
4. Adeus, cabelão!
Sorriso pelo papel de destaque em Gabriela e choro por ter de se desfazer do longo e lindo cabelo. Como toda jovem na idade de Giovanna, o apego aos fios compridos é grande. “Eu não vou negar que chorei na cadeira do Marcos Proença (famoso hairstylist, responsável pela mudança do visual para a personagem)”, lamenta.
“Quando eu recebi a notícia de que iria representar um papel como este, fiquei maravilhada. E tamanha era a empolgação que nem registrei direito a ideia da mudança de visual, que era óbvia. Afinal, trata-se de uma novela de época”, conta. “O Marcos fez um rabo de cavalo grande com o que sobrou do cabelo. Eu até pensei em usá-lo como mega-hair, colado com tic-tac nos fios, sabe? Mas como eles estavam repicados, não tinha como fazê-lo. Está lá em casa guardado como recordação”, revela.
Por outro lado, a atriz não nega que o corte é de longe muito mais prático. “Ele está na cor natural, o que me facilita a vida, pois como eu tenho muito cabelo, mesmo ele sendo grosso, pesado, me dava trabalho. Agora, lavo apenas com xampu, uso condicionador nas pontas e um leave-in termoativado para prepará-lo para a escova, coloco bobs e só”, comenta.
5. Truques de diva
Superfã de maquiagem, a atriz faz sucesso não apenas por ser a maquiadora oficial das amigas, mas porque é adepta do efeito smokie eyes. E ela ensina o seu truque para quem quiser aprender a se dar bem com um look mais glamouroso. “Antes de passar a sombra marrom-escura, esfume um iluminador no canto interno dos olhos, e também próximo à sobrancelha. Assim, você sabe que terá um olho escuro, mas com pontos de luz”, aconselha. “A sombra preta deve ser passada sobre a marrom e apenas na raiz dos cílios superiores. Depois, com um pincel, esfume até elas se fundirem”, ensina.
“Eu também costumo esfumar a sombra preta logo abaixo dos cílios inferiores e uso lápis kajal preto dentro deles”, comenta. “Depois é só finalizar com várias camadas de máscara preta, blush pêssego nas maçãs e gloss nude nos lábios”, aconselha. “Agora, quando quero fazer um bocão vermelho, faço apenas um traço médio de delineador nos olhos e máscara preta”, orienta.
Fonte: Corpo a Corpo
Nenhum comentário:
Postar um comentário